Quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço?

A Cirurgia de Cabeça e Pescoço é uma especialidade médica cirúrgica, responsável por tratar doenças benignas, suspeitas e malignas, na região da cabeça e do pescoço. Entre as principais áreas e doenças acompanhadas e tratadas pela especialidade, podemos destacar as seguintes:

-tireóide: bócio, nódulos benignos, nódulos malignos, hipertireoidismo

-paratireoide: hiperparatireoidismo, câncer de paratireoide

-boca, orofaringe, hipofaringe e laringe: lesões suspeitas, pré malignas e malignas

-pele: câncer de pele (carcinomas, melanomas, entre outros)

-glândulas salivares: sialolitíase (cálculos salivares), sialoadenite (inflamação das glândulas salivares), nódulos benignos e malignos

-gânglios linfáticos (linfonodos) cervicais

Assim, o cirurgião de cabeça e pescoço realiza cirurgias nesses órgãos, como tireoidectomias, parotidectomias, paratireoidectomias, ressecção de glândula submandibular, ressecção de lesões de pele, resseção de tumores da boca, faringe e laringe e dos linfonodos cervicais (linfadenectomia ou esvaziamento cervical), entre muitas outras.


E quais doenças não são tratadas pelo cirurgião de cabeça e pescoço?

A cirurgia de cabeça e pescoço não é a especialidade responsável pelo tratamento de dores de cabeça (cefaléia), alterações osteomusculares do pescoço (dores na coluna, alterações posturais, dor osteomuscular), cirurgias odontológicas e bucomaxilofaciais (ortognática, traumas de face),  perda auditiva, cirurgias no sistema nervoso central ou cirurgias estéticas da face. Essas doenças são tratadas por outras especialidades, como otorrinolaringologia, neurologia, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia buco-maxilo-facial e cirurgia plástica. Porém, pela complexidade da região, muitas vezes em cirurgias de grande porte o cirurgião de cabeça e pescoço atua em conjunto com essas especialidades.

Se você tem dúvidas sobre o profissional correto para atendê-lo, pode agendar uma consulta para esclarecer suas dúvidas, ou pergunte ao seu médico de confiança. 

Ainda, para entender melhor a atuação do Cirurgião de Cabeça e Pescoço, confira esse vídeo feito pela SBCCP, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço: Clique aqui